A Câmara Municipal de Arroio do Tigre realizou, na tarde desta terça-feira, 3 de dezembro, a edição 2025 do projeto “Vereador por Um Dia”, em uma Sessão Especial marcada por grande participação da comunidade, forte emoção e muitos aplausos.
O plenário esteve lotado, com a presença do prefeito Vanderlei Hermes, do vice-prefeito Ernani da Silva, da secretária municipal de Educação, Vilma Teloken, além de vereadores, professores, diretores, familiares e demais integrantes da comunidade escolar.
Os estudantes selecionados para representar os parlamentares vivenciaram a rotina legislativa e apresentaram duas importantes propostas voltadas para a educação:
– Projeto de Lei de Fomento à Tecnologia – propondo investimentos em computadores e notebooks para ampliar a inclusão digital e apoiar a implementação da disciplina de Computação.
– Projeto de Lei para Centros de Ciência – sugerindo a instalação de mini laboratórios didáticos e capacitação de professores, com foco no ensino prático das Ciências da Natureza.
A iniciativa, que retoma a experiência exitosa realizada em 2023, foi conduzida sob a gestão do presidente da Câmara, Carlos Joceli da Silva (Carlinhos), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. Os estudantes participaram de etapas preparatórias, conhecendo o funcionamento do Legislativo antes de assumir seus assentos na Sessão.
Os jovens vereadores desta edição foram:
Cristian G. Speth – representando Carlinhos (Presidente)
Gustavo N. Corte – representando Samuel
Milena Jank – representando Elia Maria
Alice Jahn – representando Rogério
Henrique M. Rech – representando Adriana
Erika Alt – representando Juliano
Priscila Mergen – representando Delci
Ketlyn – representando Maria Lúcia (Secretária)
Manuela Billig – representando Diego (Vice-presidente)
O evento foi considerado um sucesso e recebeu elogios das autoridades e do público presente. Entre aplausos e manifestações de incentivo, a comunidade destacou a importância da ação para estimular o protagonismo juvenil, fortalecer a educação política e aproximar os jovens do funcionamento do Poder Legislativo.



