A Câmara de Vereadores de Arroio do Tigre realizou, nesta segunda-feira (6), a Sessão Ordinária nº 1.676, no Plenário Armidório Oscar Pasa. Conduzida pelo presidente Carlos Joceli da Silva (Carlinhos), a reunião teve como destaque a aprovação de projetos voltados à infraestrutura urbana, à saúde pública e à manutenção dos serviços essenciais do município. Todas as proposições foram aprovadas por unanimidade.
Um dos principais projetos discutidos foi o Projeto de Lei nº 140/2025, que autoriza a abertura de crédito suplementar no valor de R$ 263.540,08, destinados à pavimentação de ruas do município. Os recursos, oriundos de emenda parlamentar do deputado federal Marcelo Moraes (PL), serão aplicados no calçamento de quatro vias urbanas, com o objetivo de melhorar a acessibilidade, a segurança viária e impulsionar o desenvolvimento urbano local.
Também foi aprovado o Projeto de Lei nº 141/2025, que libera crédito especial de R$ 132.695,78 para a construção de um muro de contenção na Unidade Básica de Saúde Dr. Nilton Beck. A obra será financiada com recursos do Fundo Municipal de Saúde e visa garantir a segurança da estrutura, preservar o patrimônio público e melhorar a organização do espaço da unidade.
Já o Projeto de Lei Executivo nº 143/2025 altera o artigo 5º da Lei Municipal nº 3.634/2025, permitindo a prorrogação de contratos emergenciais de profissionais da administração pública por até 180 dias. A medida busca manter a continuidade dos serviços públicos enquanto segue em andamento o processo de homologação do novo concurso. A prorrogação será única e deverá ser justificada pela secretaria responsável.
A pedido do Executivo, também foi incluído na pauta e aprovado o Projeto nº 146/2025, que autoriza a contratação emergencial de um motorista e um operador de máquinas, com contrato válido de 6 de outubro de 2025 até janeiro de 2026.
Outubro Rosa em destaque
Durante o espaço de explicações pessoais, as vereadoras Delci Schneider (PDT), Maria Lúcia Muller Vieira da Silva (PDT), Adriana Simone Schanne Zimmer (PP) e Daiane Dahlke (PP) destacaram a importância das ações voltadas à saúde da mulher, com ênfase na campanha Outubro Rosa. Elas também parabenizaram a Secretaria Municipal de Saúde pelo evento realizado na última sexta-feira (3), que mobilizou a comunidade em prol da prevenção e do cuidado com a saúde feminina.
A próxima Sessão Ordinária da Câmara está agendada para a segunda-feira, 13 de outubro, às 18h, no Plenário Armidório Oscar Pasa.