Numa iniciativa dos Vereadores de Arroio do Tigre, subscrita por todos os nove parlamentares, foi aprovada a Moção nº 003/2021 de Apoio à reposição das perdas salariais dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Rede Estadual de Educação. A Sessão Ordinária, presidida por Gilberto Abel Schäfer, foi realizada na noite dessa segunda-feira, dia 02 de agosto, no Plenário Armidório Oscar Pasa.
No documento consta que a categoria está sem qualquer reposição salarial desde novembro de 2014. São quase sete anos de congelamento, agravados pela recente perda de direitos com a aprovação de mudanças nos planos de carreira, eliminação de vantagens, redução de adicionais e alterações na Previdência.
Os professores alegam que por mais de 60 meses receberam salários atrasados e parcelados, desprovidos do direito de conhecer o dia do pagamento do próprio salário com o mínimo de antecedência. Esta política inviabilizou a programação pessoal e financeira e empurrou a categoria ao endividamento.
Também citam a inflação acumulada entre novembro de 2014 e março de 2021 e que chega a 44,18%. Com isso, professores e funcionários de escola – na ativa e aposentados -, perderam, portanto, quase metade do seu poder aquisitivo.
INDICAÇÃO
Na oportunidade, o vereador do PDT, Auri Schneider, apresentou a Indicação nº 007/2021, solicitando que o Executivo avalie a possibilidade de contratação de um Plano de Saúde que, de forma facultativa, seja oferecido aos servidores do Municipais de Arroio do Tigre, através da celebração de convênio com o Sistema de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos do Estado do Rio Grande do Sul – IPE Saúde.
A solicitação tem por finalidade possibilitar aos Servidores Públicos Municipais a adesão ao Plano de Saúde da nova Autarquia IPE Saúde, que recentemente foi separada do IPE Previdência, vindo ao encontro dos anseios do funcionalismo público.
TRIBUNA LIVRE
Conforme o artigo 94 do Regimento Interno da Câmara de Vereadores, na reunião dessa segunda-feira, foi concedido espaço para manifestações na Tribuna Livre, as quais sempre ocorrem no primeiro encontro de cada mês.
O primeiro participante foi Rogério dos Santos Ferraz, Diretor de Divulgação do Sindiagua da cidade de Santa Maria, que falou sobre o tema “Privatização da Corsan”.
A segunda a se pronunciar foi a professora aposentada, Telma Arrial da Silva, presidente da Associação dos Professores Aposentados de Arroio do Tigre e que abordou a “Situação da Educação no Rio Grande do Sul”.
EXPLICAÇÕES PESSOAIS
Fizeram uso da Tribuna, nas explicações pessoais, os seguintes vereadores:
Adriana Schanne Zimmer (PSB): Destinação de emenda de R$ 300 mil para o hospital Santa Rosa de Lima de Arroio do Tigre;
Élia Maria Mainardi Brixner (PP): Moção de Apoio à reivindicação dos Trabalhadores da Rede Estadual de Educação por reposição das perdas inflacionárias de seus salários;
Carlos da Silva (PP): Ida a Porto Alegre para averiguar o andamento de projetos e recursos para com o município;
Auri Schneider (PDT): Indicação para que o Executivo estude a viabilidade de firmar convênio visando a implementação de Plano de Saúde para os servidores municipais (IPE Saúde).
A gravação da presente Sessão Ordinária pode ser conferida através do link: Gravação: Sessão Ordinária nº 1535 (02/08/2021).
A próxima Sessão Ordinária ficou marcada para o dia 16 de agosto de 2021, às 18 horas.