Os Vereadores de Arroio do Tigre estiveram reunidos em Sessão Ordinária, de nº 1561, no final da tarde dessa segunda-feira, 23, para apreciação de dois Projetos, um do Executivo e outro Legislativo. Na ocasião também foi apreciada a Moção de Apoio à aprovação da PEC nº 291/2021, que visa a regulamentação da Polícia Penal. A proposta é para que todos os Servidores Penitenciários sejam incluídos como policiais penais. O diretor da Casa Legislativa leu as correspondências recebidas, expedidas e a Ordem do Dia. Os trabalhos foram presididos pelo vereador, Auri Schneider (PDT).
As matérias aprovadas são:
Projeto de Lei nº 038/2022– Autoriza o Poder Executivo a incluir no plano plurianual, na Lei de Diretrizes Orçamentárias e abrir crédito especial no montante de R$ 16.602,97.
O valor é destinado para a formação de profissionais que atuam nas escolas da rede municipal de ensino. Essa formação visa criação de ação da História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena, conforme dispõe o Art. 1º da Lei Federal nº 9.394.
Projeto de Lei Legislativo nº 005/2022 – Dá denominação a Ruas no bairro Mohr, no loteamento ANTK, em Arroio do Tigre/rs.
O projeto, de autoria do vereador Rogério Mayerhofer, visa a denominação de Ruas situadas no Bairro Mohr, Loteamento ANTK, de Rua Osvaldo Telöken e Rua Maria Cecília Göttems.
A família Telöken esteve presente e no final da Sessão, receberam das mãos dos Vereadores, a nomeação das Ruas. O representante dos membros, José Francisco Telöken, de Arroio do Tigre, fez uso da palavra e agradeceu pela lembrança dos nomes de Osvaldo e Maria Cecília, que fizeram parte da história e tanto contribuíram para o desenvolvimento de Arroio do Tigre.
Telöken inclusive se emocionou lembrando da trajetória de seus antecedentes. “Nossa família está muito contente e feliz por estar investindo numa cidade como a de Arroio do Tigre. Muito Obrigado”, destacou.
Telöken agradeceu os Vereadores e Servidores da Casa Legislativa. Também pediu uma salva de palmas ao padre Rudinei Lasch, presente na Sessão.
MOÇÃO
A Moção nº 002/2022 aprovada é de Apoio a proposta de Emenda Constitucional nº 291/2021 para regulamentação da Polícia Penal. Faz-se necessária a Inclusão de todos os Servidores Penitenciários ao Regulamentar a Polícia Penal Estadual, com o propósito de se fazer justiça e se adequar a legislação já vigente, pois como demonstrado a SUSEPE é uma instituição policial penal e todos os cargos também exerce atividades de segurança prisional.
FESTA DA PARÓQUIA
O presidente Auri Schneider convidou o Coordenador do Conselho Paroquial da Paróquia Sagra Família, Cléo Oliveira, para falar sobre a programação da Festa em Honra à Sagrada Família de Arroio do Tigre, que ocorrerá do dia 26 de maio até 5 de junho.
Auri também convidou o padre Rudinei Lasch para dar a bênção e destacar a programação religiosa em preparação à festa. Também o parabenizou por ser eleito secretário da Comissão Nacional de Presbíteros.
TRIBUNA – EXPLICAÇÕES PESSOAIS
Na Tribuna, nas explicações pessoais, se manifestaram a Vereadora Élia Maria Mainardi Brixner, do PP, Delci Schneider, do PDT e Rogério Mayerhofer, do PP, que pediu para conceder um pequeno espaço da vereadora Delci.
A próxima Sessão Ordinária ficou marcada para segunda-feira, dia 6 de junho, às 18 horas.