A Câmara de Vereadores de Arroio do Tigre realizou na noite desta segunda-feira, 26 de maio, a 1.663ª Sessão Ordinária, no Plenário Armidório Oscar Pasa. A reunião, conduzida pelo presidente da Casa, vereador Carlos Joceli da Silva (Carlinhos), teve como destaques a aprovação de um projeto de lei voltado à cultura e uma moção de aplauso em reconhecimento ao trabalho dos Bombeiros Voluntários do município.
Foi aprovado por unanimidade o Projeto de Lei nº 079/2025, que institui o Sistema Municipal de Cultura de Arroio do Tigre. A iniciativa estabelece os princípios, objetivos, estrutura e instrumentos de gestão da política cultural local, além de criar o Fundo Municipal de Cultura e mecanismos de participação e controle social.
A proposta está alinhada ao Sistema Nacional de Cultura e tem como foco promover o acesso democrático às manifestações culturais, valorizar o patrimônio cultural do município e fomentar o desenvolvimento sustentável do setor.
Homenagem aos 15 anos dos Bombeiros Voluntários
Também foi aprovada a Moção de Aplauso nº 004/2025, em comemoração aos 15 anos da Associação Civil Corpo de Bombeiros Voluntários de Arroio do Tigre. A homenagem reconhece a atuação solidária e essencial da entidade na proteção da comunidade, especialmente em ocorrências como incêndios, acidentes e desastres naturais.
Os vereadores se manifestaram em nome de suas bancadas, destacando a importância e o comprometimento dos voluntários. O presidente da corporação, Fábio André Zimmer (Deko), participou da sessão e entregou uma placa de agradecimento aos parlamentares.
Espaço da tribuna
Durante o espaço de tribuna e explicações pessoais, a vereadora Daiane Dahlke comentou sobre o Programa Mais Médicos e sua importância para o município. Já o vereador Juliano Raminelli abordou o Projeto de Lei nº 053/2025, que trata da permuta de um imóvel urbano de propriedade do Município por um terreno particular, com compensação financeira.
A próxima Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Arroio do Tigre está marcada para a segunda-feira, 2 de junho, às 18h, novamente no Plenário Armidório Oscar Pasa.