A segunda Sessão Ordinária do ano foi marcada por homenagens e a aprovação de dois Projetos de Lei. Familiares de Reinaldo Horácio Silva Seitenfus (in memorian) marcaram presença devido o Projeto que propôs uma importante alteração na denominação de uma Rua da Cidade. Os trabalhos tiveram início às 18h, no Plenário Armidório Oscar Pasa, comandados pela presidente Delci Schneider (PDT).
A Sessão Ordinária nº 1617 começou com a leitura bíblica realizada pelo vereador Gilberto Abel Schäfer. Na sequência foram apresentadas as correspondências recebidas e expedidas e apreciadas duas matérias, que foram aprovadas por unanimidade.
São elas:
Projeto de Lei nº 016/2024: Este projeto propõe uma alteração significativa para nossa comunidade. Visa mudar a denominação da Rua Reinaldo Horácio para Rua Reinaldo Horácio Silva Seitenfus, conforme previsto na Lei Municipal nº 592/86.
Trata-se de Projeto de Lei que visa alterar o art. 1º, da Lei Municipal nº 592, de 17 de abril de 1986, que passará a vigorar com a seguinte alteração: “Fica denominada de Rua “REINALDO HORÁCIO SILVA SEITENFUS”, o trecho da rua compreendido entre as Ruas 25 de Julho e Castelo Branco”. Justifica-se essa alteração, em razão de que no projeto de lei original, constava apenas o nome “Reinaldo Horácio”, não havendo qualquer referência ao sobrenome. Sabe-se, contudo, que é o sobrenome que identifica uma pessoa com determinada família, identificando seus laços familiares, sua origem e sua descendência.
Projeto de Lei nº 017/2024: Outro ponto em destaque é a autorização para criação de CNPJ para a Secretaria Municipal da Educação e Cultura – FUNDEB. Com o nome definido como Secretaria Municipal da Educação e Cultura de Arroio do Tigre-RS – FUNDEB, essa iniciativa visa fortalecer os serviços educacionais em nossa cidade.
O Secretário de Administração, Altemar Rech, fez uso da palavra, para explanar sobre o Projeto de Lei 016/2024, que propôs a alteração do nome da Rua Reinaldo Horácio Silva Seitenfus, conforme previsto na Lei Municipal nº 592, de 17 de abril de 1986.
Segundo ele, o nome da Rua constou como Reinaldo Horácio, mas que reconhecem que o que realmente perpetua é o sobrenome. Salientou também que, na época que Reinaldo ganhou essa homenagem, todos os familiares, amigos e colegas de profissão o conheciam apenas com o primeiro nome, mas que as futuras gerações precisam saber quem foi, e por isso então haverá essa mudança. É uma correção de um erro do legislativo no passado.
Também fizeram uso da palavra o filho Rômulo Seitenfus e o irmão Ricardo Seitenfus. Emocionados, agradeceram a homenagem e o reconhecimento com Reinaldo Horácio Silva Seitenfus. Reinaldo Horácio faleceu aos 40 anos, de Acidente Vascular Cerebral, no dia 21 de março de 1986.
TRIBUNA, explicações pessoais
O vereador Tiago Fabiano Bertollo (MDB) fez uso do espaço. Falou sobre as bolsas de estudos disponíveis para o Curso Normal do Colégio Sagrado Coração de Jesus, de Arroio do Tigre e as dificuldades no preenchimento das vagas. Segundo ele, a mesma situação vem acontecendo com o Curso Técnico de Enfermagem, oferecido há mais de 25 anos pelo educandário.
Ele sugeriu a instalação de uma pracinha de brinquedos para a Escola Balduíno Thomáz Brixner, de Linha Ocidental.
A próxima Sessão Ordinária ficou marcada para segunda-feira, dia 26 de fevereiro, às 18 horas.