Os Vereadores de Arroio do Tigre aprovaram duas Moções na Sessão Ordinária de nº 1568, nesta segunda-feira, 1º de agosto, no Plenário Armidório Oscar Pasa. O primeiro encontro de agosto teve a presença de grande público e foi comandado pelo presidente, Auri Schneider (PDT).
As Moções são as seguintes:
Moção de Aplauso nº 006/2022 pela passagem do centenário da Comunidade Evangélica de Confissão Luterana João Batista, de Vila Progresso, Arroio do Tigre.
Moção de Apoio nº 007/2022 à convocação para a segunda fase dos aprovados no concurso público nº 01/2022 da SUSEPE – RS.
O presidente da Casa Legislativa abriu espaço para a pastora Nidrian Heinrich e Camila Rode se manifestar em relação a Moção da comunidade João Batista de Vila Progresso. “Nosso agradecimento por este reconhecimento. Uma caminhada na fé, oração, trabalho e união que contribuiu para o desenvolvimento do distrito de Vila Progresso e arredores. Nossa história, segundo a justificativa desta Moção, tem nas suas entrelinhas a palavra cooperação e muito trabalho comunitário. Além da espiritualidade, muitos outros pilares são essenciais para que nossa comunidade possa comemorar seus 100 anos com muita energia e vitalidade”, ressaltou Camila. A pastora Nidrian destacou a união da comunidade e ressaltou o trabalho durante esta longa caminhada.
Na oportunidade, o presidente do legislativo, Auri Schneider convidou o presidente da comunidade, Fábio Ecke e sua esposa Sandra, e a pastora para receberam a Moção da vereadora autora, Delci Schneider (PDT).
TRIBUNA LIVRE – ESCOTEIROS
Durante a Sessão Ordinária, estiveram prestigiando os trabalhos dos vereadores integrantes de patrulhas do Grupo Escoteiro Aimoré de Sobradinho. O grupo foi convidado para ocupar o espaço da Tribuna Livre, cedido na primeira reunião de cada mês.
Três integrantes do Grupo, moradoras de Arroio do Tigre, Estefânia Dahlke, Alice Teloken Melchior e Ana Luiza Scherer, falaram sobre as atividades escoteiras, lembrando que no dia 1º de agosto se comemora o Dia Mundial do Escotismo.
Segundo elas, o escotismo é um movimento de caráter educacional voluntário e sem fins lucrativos, no qual os jovens têm a oportunidade de se desenvolverem socialmente de forma baseada em valores, respeito, amizade, fraternidade e o amor pela natureza.
O empresário Enio Moacir Mainardi também ocupou o espaço e falou sobre o IPTU 2022. Segundo ele, as guias disponibilizadas para pagamento do imposto não constam dados, como a localização do imóvel e nem especificam os valores das taxas como da coleta do lixo e de iluminação pública. “Acredito que seja uma falha do novo sistema vigente”. No entanto pediu aos vereadores e ao Executivo que chamem a atenção da empresa responsável pois o contribuinte não sabe pelo que está pagando.
TRIBUNA – EXPLICAÇÕES PESSOAIS
Somente a vereadora Élia Mainardi Brixner (PP), utilizou o espaço nesta segunda-feira. Destacou algumas datas comemorativas.
Minuto de silêncio
No início da Sessão, a vereadora Delci Schneider solicitou um minuto de silêncio pelo falecimento do irmão do vereador Moacir Eichner, Paulo Eichner, ocorrido nos Estados Unidos, e pelo falecimento da avó da funcionária Cláudia, Lucinda Speth Raminelli.
A gravação da presente Sessão pode ser encontrada pelo link: https://youtu.be/9NKVAUgd_Uo
A próxima Sessão dos Vereadores deverá ocorrer no dia 15 de agosto, às 18h, no plenário Armidório Oscar Pasa.