Os Vereadores de Arroio do Tigre estiveram reunidos em Sessão Ordinária de nº 1627, no final da tarde desta segunda-feira, 27 de maio. No último encontro do mês, foram aprovados dois Projetos de Lei encaminhados pelo Executivo. Os trabalhos foram coordenados pela presidente, vereadora Delci Schneider (PDT).
Os projetos aprovados são:
Projeto de Lei nº 044/2024, que cria, no âmbito do município de Arroio do Tigre, a Rede de Apoio às Escolas para discussão de alternativas para diminuição da evasão escolar e acompanhamento da FICAI – Ficha de Comunicação de Aluno Infrequente e dá outras providências.
O projeto visa a criação da Rede de Apoio às Escolas (RAE) em Arroio do Tigre, que discutirá e implementará alternativas contra a evasão escolar. As atividades da RAE incluirão visitas domiciliares, palestras e identificação de situações de vulnerabilidade social, contando com a participação de representantes de várias entidades municipais;
Após pedido de inclusão na Ordem do Dia, os parlamentares também aprovaram o Projeto de Lei nº 045/2024, que visa incluir no Plano Plurianual, na Lei de Diretrizes Orçamentárias e abrir Crédito Especial no montante de R$ 200.000,00, oriundo do Fundo Estadual da Defesa Civil, destinada ao Fundo Municipal da Defesa Civil, para custear despesas decorrentes dos estragos causados pelas fortes chuvas que atingiram a Região Sul do país, nos últimos dias do ano de 2024.
TRIBUNA, explicações pessoais
Manifestou-se o vereador do PDT, Auri Schneider, que explanou sobre o projeto aprovado na Sessão, que trata da evasão escolar, o que, para ele, representa um grande desafio para a Educação.
Segundo ele a situação se agravou após a Covid-19, quando na época os alunos tiveram o ensino remoto e não quiseram retornar a sala de aula. Atualmente, frisou ter receio de novos casos acontecerem em razão das enchentes que assolou a região e o Estado.
A próxima Sessão Ordinária ficou marcada para segunda-feira, dia 03 de junho, às 18 horas, como de costume, no Plenário Armidório Oscar Pasa.